Início Educação Biblioteca Pública de Várzea Alegre tem mais de 7 mil livros em seu acervo

Biblioteca Pública de Várzea Alegre tem mais de 7 mil livros em seu acervo

4 Lido
0
2
60
https://www.facebook.com/msjoiasfolheadas/

A Biblioteca Pública Municipal Professor Almino Gabriel Viana tem marcante atuação no incentivo à leitura, sendo ainda importante fonte de pesquisa para estudantes varzealegrenses.

Segundo Francisco das Chagas e Silva (Nenenzinho)– que é coordenador da biblioteca, no ano passado foram abertos 87 novos cadastros, totalizando 1.447 pessoas cadastradas que movimentam o acervo público de livros da biblioteca.

De acordo com a bibliotecária, Ana Géssica Fernandes, atualmente a biblioteca púbica conta com acervo de 7.283 livros, 183 periódicos, 247 cordéis, entre outros materiais informacionais que abordam os mais variados temas, se constituindo em um ambiente rico culturalmente. No ano passado, por meio do Governo do Estado e de pessoas da sociedade civil, a biblioteca recebeu 238 livros.

No ano passado, 471 pessoas contribuíram para o fluxo de leitura e pesquisa na biblioteca, quando, por meio de cadastro, tomaram livros emprestados. Isto representa média de 39,25 empréstimos de livros por mês ou de 1,29 por dia.

Ana Géssica também destacou que a preferência dos leitores é por livros sobre romances e de ficção científica. “Eles preferem livros de ficção e romance americano. Temos também muita procura por literatura infantil e infanto-juvenil”, disse.

De acordo com Ana Géssica a biblioteca tem total atenção ao público, recebendo também usuários com necessidades especiais. “Temos um acervo diversificado como livros em braille, cds, dvds, gibis e livros relatando a história de Várzea Alegre”, disse.

Nenenzinho disse que tem procurado dar visibilidade à biblioteca devido à sua importância para as letras e difusão da cultura e incentivo à leitura. Nessa direção, segundo ele, foi criado o Comitê Jovem, composto de nove membros, que faz parte do Programa Nacional Conecta Biblioteca.

O coordenador destacou também que em 2018 foram realizados nove eventos se destacando a Semana Nacional do Livro Infantil, contação de histórias, oficinas, aulas e minicursos.

A Biblioteca Pública Professor Almino Gabriel foi fundada em 1980, atualmente está localizada na Rua Durval Soares, 20, Centro da cidade. O ambiente conta com sala de leitura e também dispõe de acesso à internet.

Professor Almino Gabriel Viana (Homenageado com seu nome na biblioteca), visita o espaço de leitura e pesquisa.

Foto: Augusto César.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − quatro =

Verifique também

Mulher sofre dois tiros de escopeta 12 quando participava de evento festivo na zonal rural de Barbalha-CE:

Um crime de lesão corporal de natureza grave vitimou no início da madrugada desta segunda-…