Início Cariri Iniciativa de alunos da UFCA é selecionado em edital do Ministério do Meio Ambiente

Iniciativa de alunos da UFCA é selecionado em edital do Ministério do Meio Ambiente

4 Lido
0
1
94
https://www.facebook.com/msjoiasfolheadas/

O time Enactus UFCA foi selecionado no edital “Boas práticas no combate a perda e ao desperdício de alimentos” do Ministério do Meio ambiente (MMA). A ideia do edital foi selecionar iniciativas que promovessem maior aproveitamento de comida no Brasil. As melhores ações selecionadas irão receber o certificado de reconhecimento e ainda comporão a base do MMA.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), estima que, todo ano, aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo são perdidas. O que equivale a mais de 30% da produção de comida no Brasil que só em 2013 produziu 26,3 milhões de toneladas de alimentos.

O time atua diretamente combatendo o desperdício e está como finalista do  edital que avalia as cinco categorias (produção, pós-colheita, processamento, comercialização e consumo), e irá a Brasília/DF durante a Semana Nacional de  Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos 2018 (Semana PDA 2018).

As comunidades acompanhadas pelo programa de extensão perdiam aproximadamente 45% da produção, durante os períodos de escassez da chuva. Ao todo, 12 famílias são beneficiadas diretamente pelos projetos desenvolvidos pelo programa Enactus UFCA e mais de 30 famílias beneficiadas indiretamente. Sobre o desperdício de alimentos “é estimado que mais de 300kg de produtos orgânicos não foram desperdiçados”, comenta Jonatas Jose, presidente do Programa Enactus Ufca.

A Enactus UFCA existe desde o ano de 2009 e faz parte da rede Enactus Brasil e ainda é vinculada a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Cariri(UFCA).

A missão do time é utilizar as potencialidades da região do Cariri, para transformar comunidades através de projetos sociais que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Atuam nas comunidades: Sítio Boa Esperança, Sítio Espinhaço, a feira da Escola de Saberes e a Escola Edvard Teixeira Ferrer.

Contatos:
-Jonatas José (Presidente do Time Enactus UFCA)
Celular:(88) 9 99692-2410 E-mail: Jonatasjosepet@gmail.com
-Brenner Alexandre, (Vice-presidente do Time Enactus UFCA)
Celular: (88) 9 9617-7829 E-mail: brenner.alexandree@gmail.com
-Heloisa Ávila (diretora de Marketing)
Celular: (87) 9 9636-6358 E-mail: heloisaa.avila@gmail.com

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Cariri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 9 =

Verifique também

Juazeiro do Norte-CE: Bispo de Sobral preside Missa em sufrágio do Padre Cícero Romão

Nos primeiros raios do sol, milhares de romeiros buscavam assento no largo da Capela do So…