https://www.facebook.com/msjoiasfolheadas/
O filme “Pele de Luz” (2018) será uma das atrações. (Foto: Reprodução)

Será aberto nesta terça-feira (30), às 19h, no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, a terceira edição do Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, o FestFilmes. Com presença de autoridades, representantes de TVs do Nordeste, diretores e convidados, a programação inicial incluiu a exibição do flime Cine Holliúdy. O evento acontece entre até o dia 21 de novembro também em Redenção, Baturité e Fortaleza, com 92 produções de todas as regiões do Brasil, além de Portugal e Moçambique.

Na noite de hoje, os cineastas Halder Gomes e Jefferson de Albuquerque serão homenageados. Os dois receberão a Comenda Francis Vale, em reconhecimento à contribuição de suas trajetórias para o cinema cearense e brasileiro. A entrega da comenda será feita por Leny Rose e Bel Vale, respectivamente viúva e filha de Francis Vale, cineasta, compositor e produtor cultural cearense, falecido em dezembro de 2017.

Será apenas a primeira noite do festival.  O evento tem ainda seminários, cursos e palestras. Tudo com entrada franca, contribuindo para a democratização do acesso à produção audiovisual, para a diversidade de temáticas nas telas e para um intercâmbio de culturas, temas e linguagens.

Dentro da programação, terá o seminário “Estratégia de Programação e Exibição da Cinematografia Nacional nas TVs Públicas e Privadas do Nordeste”, que acontece nesta quarta-feira (31) às 10h. O debate contará com Celso Tomaz, diretor de Programação e Projetos da TV Ceará (TVC); Cynthia Falcão, diretora de Produção e Programação da TV Pernambuco (TVPE); Janaína Rocha, diretora de Programação e Conteúdos da TVE Bahia e com Wilton Almeida, diretor da TV Verde Vale.

No Cariri Garden Shopping, no Orient Cinemas, terá exibições a partir desta quarta-feira com entrada gratuita, às 10h30, às 13h, às 15h, às 17h e às 19h30, com mostras de filmes. A programação é intensa durante todos os dias e ode ser conferidas no site.

Mostras competitivas e paralelas

A terceira edição do FestFilmes é composta por oito mostras de cinema, sendo três mostras competitivas e cino mostras paralelas. As mostras competitivas são a Mostra Iracema, exclusiva para os realizadores cearenses ou residentes no Estado; a Mostra Nascente, que tem caráter nacional e exibe filmes de estreia de realizadores naturais ou residentes em qualquer município brasileiro; e a Mostra Atlântica, voltada para filmes de curta-metragem de realizadores naturais ou residentes em qualquer um dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

As mostras paralelas, por sua vez, dividem-se entre a Mostra Animada, voltada para o público infantojuvenil; a Mostra CPLP, composta por filmes que retratam aspectos históricos e culturais das nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a Mostra Retrospecto, com obras que se destacaram nas edições anteriores do festival; a Mostra Verde, com filmes com temática socioambiental, e a Mostra dos Festivais, que exibe filmes oriundos de festivais de cinema atuantes no âmbito da CPLP, desta feita destacando o Festival de Cinema de Jericoacoara – Jeri Digital, cuja sexta edição aconteceu em 2017.

Comentários de Facebook
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Junior Moral
Carregar mais em Entretenimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 18 =

Verifique também

Juazeiro do Norte-CE: Bispo de Sobral preside Missa em sufrágio do Padre Cícero Romão

Nos primeiros raios do sol, milhares de romeiros buscavam assento no largo da Capela do So…